quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O meu atleTIBA inesquecível


Semana de atleTIBA, semana de provocações, apostas, ansiedade e também nostalgia. Afinal, quem não tem um clássico memorável? Aquele que faz ter vontade de reviver ou ao menos, presenciar um outro que se assemelhe. É, tem coisas que só o confronto entre rivais é capaz de nos proporcionar.


Minha primeira lembrança com relação ao futebol e claro, ao Coritiba, é justamente de um atleTIBA. Foi lá pelo ano de 1998, tinha uns quatro anos. Fecho os olhos e consigo ver meu pai vestindo o manto, se eu não me engano, com o patrocínio da Sanyo. Olhei para a TV e vi os dois times: de um lado o querido verde e branco e do outro, o vermelho e preto. Não entendia quase nada, mas o nervosismo do seu Gilmar chamou minha atenção. Sentei próxima e comecei a notar cada gesto da torcida na arquibancada, minuciosamente e inconscientemente repetida por ele ao meu lado. Infelizmente, perdemos este jogo. Pois o restante da lembrança, é do meu pai tirando a camisa, todo revoltado e quase refletindo dessa vez em seu rosto, o asqueroso vermelho da camisa adversária.

Eram apenas relances na memória, que só anos mais tarde fariam sentido. Passei a compreender melhor e me apaixonar pelo Glorioso cada vez mais. Presenciei já vários outros clássicos, um mais inesquecível que o outro, mas escolhi citar um e relativamente recente.

Domingo de Páscoa, 24 de abril de 2011. Não era um dia qualquer, era mais que o meu feriado favorito, mais que a véspera do meu aniversário, era dia de poodleTIBA decisivo.

Já eramos finalistas de qualquer forma, mas estávamos em plena sequência de vitórias que posteriormente nos levou ao Guiness e também não importava, era vencer ou vencer. Ainda mais, na casinha deles.

A tradição da família não me permitiu estar presente no estádio, em corpo. De mente e coração estava mais presente que nunca. Foi uma partida de superioridade Alviverde. Com coro de BILL BILL BILL duas vezes. Na segunda inclusive, quando chutou de longe falei "que isso Bill, bem capaz que vai... GOOOOL". E já no final, Leonardo fechou as contas, juntamente com o "OLÉ" da nossa torcida. atlético 0x3 Coritiba. Bicampeão invicto!

Foi apenas um, dentre 352 atleTIBAs, três dos 1.018 gols do clássico mais famoso do Paraná.

E pra você, qual foi o seu atleTIBA inesquecível?

E que venha domingo!

2 comentários:

  1. O MEU ATLETIBA INESQUECIVEL FOI EM 1967, MANDO RUBRO NEGRO NA VILA CAPANEMA...NO INTERVALO A TORCIDA DO ATLETICO FOI EMBORA, POIS JÁ TINHAMOS FEITO CINCO GOLS... AEEE NO SEGUNDO TEMPO SÓ ROLAMOS A BOLA DE UM LADO PARA O OUTRO, PARA SE POUPAR, E FICOU ASSIM 5X0...

    ResponderExcluir