quarta-feira, 10 de abril de 2013

De queridinhos a mercenários

Alguns motivos infelizmente me afastaram do blog por um tempo, mas para o retorno preparei uma matéria para relembrarmos aqueles jogadores “queridos”, que ficam na nossa memória... De forma negativa. São os famosos mercenários.

Mercenário é o indivíduo (no caso aqui, jogador) que leva em consideração aquela frase: “quem pagar mais, leva!”, pouco importa se o time o acolheu, o revelou, se a torcida o endeusou, fez faixa e gritos com seu nome, o importante é faturar e o amor a camisa deixa pra lá! Com certeza pelo menos um nome veio a sua cabeça.

Em 103 anos de história, o Coxa contabiliza alguns desses seres, mas trazendo para fatos mais recentes, separei quatro que de queridinhos, passaram a ser mercenários:

MARLOS
Foto:Daniel Castellano / Gazeta do Povo
O garoto formado nas nossas categorias de base fez parte daquela geração que chamou a atenção em 2008, juntamente com Keirrison, Pedro Ken, Henrique Dias e outros, levamos o Estadual daquele ano dentro da casa do rival Atlético. O meia atuou como titular até a  estreia no Brasileirão de 2009, pois na primeira oportunidade, já na rodada seguinte ele estava no São Paulo, sem render um centavo para o Alviverde. Onde ele está agora? No banco de  um tal de Metalist Kharkiv (?), na Ucrânia. Ah! Como recompensa, Marlos recebeu muitas vaias no seu reencontro com a torcida Coxa e de quebra, viu seu tricolor levar um baile e uma derrota por 2x0.

CARLINHOS PARAÍBA
Foto: Geraldo Bubniak
O volante de cabelos compridos também fez parte do time de 2008 e 2009 e com seu companheiro Marcelinho (logo mais falarei dele), formava a dupla dos “Paraíbas”, mas no fim do Campeonato Brasileiro, com o time sofrendo com a possibilidade do rebaixamento, ele fechou também com o São Paulo. Lá, no entanto, frequentou mais o banco de reservas que os gramados. Aliás, Carlinhos Paraíba era só elogios com relação ao time paulista, logo quando os primeiros boatos surgiram. Hoje ele está no Omiya Ardija (?) do Japão.

AYRTON
Foto: Divulgação/Coritiba
Esse é o mais recente. O lateral-direito se destacou no Londrina no ano passado e despertou o interesse do Coritiba que o adquiriu através de empréstimo. Aqui, o jogador chamou atenção nas boas cobranças de faltas e na qualidade na sua posição. Não demorou para que ele se tornasse um dos mais cotados pela torcida. Porém, nem pestanejou na hora de aceitar uma proposta do rebaixado Palmeiras. Certamente merece o lugar em que está.



MARCELINHO PARAÍBA
Foto: Divulgação/Coritiba
E por último, mas não menos lembrado, pelo contrário inclusive, é o primeiro nome que vem a boca de quem é questionado sobre qual o cara mais mercenário que o Coxa já teve: Marcelinho Paraíba. Ele chegou em 2009 como a contratação mais badalada do clube e a missão de substituir o K9. Houve até quem o chamou de ídolo e o cara era tratado como tal, tanto nas arquibancadas como dentro do próprio Coritiba. Mas claro, antes mesmo do Brasileirão acabar ele acertou com o São Paulo (aliás, como gostam do tricolor paulista esses caras hein?) e daí em diante mal jogou e deixou o time rebaixado. Quem lembra, sabe bem a cara de “não estou nem aí” dele, mesmo naquele fatídico 06/12 do mesmo ano. E onde está o amado das madeixas multi coloridas? No gigante Boa Esporte!


Diante disso tudo, tiro duas conclusões: jamais esses seres pisarão no sagrado solo do Couto Pereira e terão paz. E por último, praga de Coxa Branca pega. Dois estão disputando o inferno da Série B e os outros, mal se ouve falar.

Mercenários, o Coritiba não precisa de vocês!

E aí, quem mais merece entrar na lista?


15 comentários:

  1. Ariel Nahuelpan entra fácil nessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de iniciar o texto eu questionei alguns torcedores sobre quem eles achavam e me surpreendi pelo argentino não ter sido citado Viny.. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Dizem que Paraíba adora se mudar pra São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Escreve muito bem , parabéns ! SAV

    ResponderExcluir
  4. o que lembro do M.Paraíba é que ele foi eleito o mais FEIO jogador paranaense... rsrsrs... acho que este título ninguém mais alcançará! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito difícil alguém tirar dele, Sonia hahaha obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Faltou henrique, hoje nos porcos paulistas!
    Acho que um que entra aí é o Éverton Ribeiro, que não quis renovar! Esse pelo menos deixou dinheiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, gostaria de ter colocado mais, porém preferi priorizar os que deram mais o que falar quando sairam (e dão até hoje rs). Mas quem sabe não saia a parte II dos mercenários haha obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Eu colocaria Pedro Ken e K9 nesta lista.. Ainda mais pq saíram de nossa base... Pedro Ken hoje quica para todo lado... K9 me decepcionou ao ir para o Palmeiras, eu não o aceitaria no Coxa novamente... Maaaaass...
    Não colocaria o Ariel na lista... Ele vestiu a camisa até o fim, diferente dos citados, que fizeram pouco ao final do contrato... Ariel poderia voltar, adoraria vê-lo jogando novamente!!!

    ResponderExcluir
  7. Quero registrar aqui que o Marcelinho Paraíba foi acusado de estupro e chegou a ser preso, ou seja, todos os traíras se ferraram em suas carreiras. Ass.: @dalborgacoxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Dalborga, a informação procede: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1014362-jogador-marcelinho-paraiba-e-preso-sob-suspeita-de-estupro.shtml e ano passado ele foi acusado de agressão a ex-mulher. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. O Ayrton vinha bem no Coxa, aí sem explicação nenhuma o MO colocou ele na reserva e ele não voltou mais pro time titular, depois caiu o MO e o MS também não o colocou mais o Ayrton entre os titulares. Nunca explicaram o porquê de ele ter saído do time, até que um dia surgiu uma notícia nebulosa de uma "contusão". Assim que acabou o Brasileirão, o Ayrton divulgou que ia pro Palmeiras e depois confirmou que já estava acertado fazia tempo. Provavelmente o MO sacou ele do time como forma de puni-lo pela falta de ética e compromisso. É um sem vergonha esse Ayrton e ainda houve quem xingasse o MO por tê-lo tirado do time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa que acontece e criticamos, mas só vamos enteder mais tarde, o caso do Ayrton foi justamente esse. Obrigada pelo comentário!

      Excluir